quarta-feira, abril 25, 2007

23 de Abril - Dia Mundial de Livro



O que estou a ler e ... a aprender!

"Desenvolvimento Como Liberdade" - Amartya Sen (Prémio Nobel da Economia)

Ed. Gradivas - 1999

Porque "a expansão da liberdade é o fim prioritário, e simultaneamente, o meio principal de desenvolvimento. O desenvolvimento consiste na remoção de vários tipos de restrições que deixam às pessoas pouca escolha e pouca oportunidade de exercerem a sua acção racional"

Porque o mercado exclui, por definição, e porque são necessários mecanismos de inclusão e de informação capazes de reduzir as assimetrias existentes.

É necessário que todos tenham oportunidades (Iguais)!

domingo, abril 22, 2007

Reencarnação (11 anos depois)!

Descubra as diferenças...

Os Nossos Fantasmas...

terça-feira, abril 17, 2007

Diz que é novidade ...


"A exclusão social está a aumentar em Portugal, indiciando um falhanço das políticas contra a pobreza, adianta um estudo apresentado na conferência nacional que o Presidente da República promove hoje em Santarém.
O estudo, da autoria de Carlos Farinha Rodrigues, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, conclui que Portugal continua a ser o país da União Europeia com maiores níveis de desigualdade (41 por cento contra os 31 por cento da média comunitária a 25) e maiores níveis de pobreza.Intitulado "distribuição do rendimento, desigualdade e pobreza em Portugal", o estudo indica que a taxa de pobreza é em Portugal superior à média europeia quando se contabiliza o efeito das transferências sociais (20 contra 16 por cento). Antes de distribuídos os apoios sociais, a taxa de pobreza em Portugal é praticamente idêntica à média europeia (42 contra 43 por cento) o que, segundo o autor do estudo realça a "ineficiência" das políticas sociais de inclusão. "Não sendo novos, são dados que não podem deixar de nos envergonhar”, afirmou Farinha Rodrigues.Estes dados alarmaram Daniel Bessa, presidente da Escola de Gestão do Porto, que moderou o primeiro painel da conferência que reúne em Santarém cerca de um milhar de pessoas, num evento que culmina o Roteiro para a Inclusão, iniciado em Maio de 2006 pelo presidente da República, Cavaco Silva. "Fiquei esmagado com a evidência do relativo fracasso das políticas de transferências sociais", disse Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, dizendo ser importante apurar "quanto custam essas políticas, cujo mau resultado está à vista". Farinha Rodrigues não deixou de relativizar os dados apresentados, sublinhando que apesar da persistência da pobreza há uma melhoria significativa dos níveis da generalidade da população. Frisando que a pobreza "não é uma fatalidade", o docente do ISEG defendeu a necessidade de "políticas sociais efectivas", com a melhoria do modelo de desenvolvimento, que reduza a exclusão, e políticas sociais "activas, com medidas concretas para a inclusão". A conferência "Compromisso cívico para a inclusão" decorre ao longo de todo o dia no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, com a sessão de encerramento a contar, além do Presidente da República, com o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, e o presidente da Comissão Europeia."


In Jornal Público
14 de Abril de 2007

domingo, abril 08, 2007

Contra Estupidez


Chega ou querem mais? E isto não é uma ameaça...