sábado, dezembro 02, 2006

Dia Mundial contra a SIDA: Nós queremos viver!!!

"Em Portugal o número de infectados com o vírus HIV/SIDA está subestimado - Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA-Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA-Alto Comissariado da Saúde-ONGD's"

A Sida é, por muitos, considerada o grande flagelo do Século XX. Esta epidemia elimina 1 milhão de postos de trabalho por ano, sobretudo na África Subsariana. Em 2005 foi responsável por 25 milhões de mortes e pelo sofrimento de 40 milhões de pessoas infectadas. A dimensão do fenómeno toma proporções ainda maiores se tivermos em consideração os casos não identificados ou assinalados. A China (que, este ano, se associou às campanhas de sensibilização do dia 1 de Dezembro) viu aumentar a taxa de incidência em 30% apesar dos números não oficiais a aumentarem para cerca de 40%.

"África Subsariana - onde o flagelo é maior e onde se sente mais o impacto da SIDA no desenvolvimento"


Em Portugal, a faixa etária mais afectada é a dos 30-40 anos de idade. Em 2005 foram identificados 2635 novos casos (10% do valor global da UE) - são cerca de 32000 os casos oficiais e 60000 os não oficiais. Apesar das campanhas desenvolvidas, os comportamentos de risco mantém-se. Se há alguns anos atrás os grupos de risco estavam perfeitamente identificados, actualmente as coisas são bem diferentes.

Adicionalmente, é importante salientar que as dificuldades dos infectados em aceder ao sistema nacional de saúde continuam a ser bastante grandes.


"É missão de todos prevenir a SIDA, está na mão de todos inverter este ciclo vicioso que traz menos desenvolvimento, mais exclusão e pobreza ao Mundo"

2 Comments:

At 10:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

CM, acho que devias colocar Esta epidemia elimina 1 milhão de pessoas activas por ano e não 1 milhão de postos de trabalho...Os postos de trabalho não são propriamente eliminados...

 
At 11:02 da manhã, Blogger Carlos Pelicano said...

Correcção aceite. Para uma "engenheira" não está nada mau ;)

 

Enviar um comentário

<< Home