sexta-feira, janeiro 26, 2007

Reflexão e Oração


Tento evitar frequentar a Igreja, sobretudo nestes últimos anos. No entanto, por motivos nada agradáveis, fui "obrigado" a assistir a três missas em menos de um mês.

Fiquei particularmente chocado com a homilia proferida pelo Padre numa delas. Da catequese constava um conjunto de apelos a S. Paulo. Os seguintes parecem-me ser os mais chocantes e, portanto, aqueles a denunciar:


"Oremos pela Igreja: (porque é pobre) para que se torne rica"
"Oremos pelos judeus: para que se convertam ao cristianismo"
"Oremos por todos os predestinados ungidos pelo sagrado baptismo: para que entrem no reino dos céus"

Ao que a assistência retorquiu em concordância:

"Ouvi-nos Senhor!"

Esperemos que tenha tapado os ouvidos...

2 Comments:

At 4:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que comentário tão infeliz neste teu blog CM. Como se um "open-minded" como tu se deixa chocar com o que foi dito numa missa...Isso cheira a radicalismo. Pensei que tivesses capacidade de discernir. Além disso vê-se mesmo que nunca vais à missa porque confundes confundes homilia com catequese com oração dos fiéis. Enfim, farias melhor se aprendesses mais sobre o assunto para poderes ficar chocado com fundamento.

 
At 9:39 da tarde, Blogger Carlos Pelicano said...

Sei discernir na perfeição.
A mensagem parece-me clara: fiquei chocado com a missa no seu todo. Particularmente com a homilia e a oração a S.Paulo.
Da "catequese" toda salientei o que me pareceu ilustrativo...
De resto, continuo "open-minded" mas pouco tolerante com quem não o é seja padre ou não... Tendo em conta a influência que a Igreja tem na comunidade em particular e na sociedade em geral não posso aceitar que tente usar esse poder para promover uma mensagem essa sim radical e fundamentalista!

 

Enviar um comentário

<< Home